Hranhuk avatar

Estamos ficando mais inteligentes ou mais burros?

hranhuk

Published: 07 Apr 2026 › Updated: 07 Apr 2026Estamos ficando mais inteligentes ou mais burros?

Estamos ficando mais inteligentes ou mais burros?

Arte gerada em IA.



Uma reflexão que eu sempre fiz quando menor era pensar como antigamente houve tantos "gênios" que descobriram as coisas, inventaram, transformaram e com tão pouca "tecnologia" ou acesso à informação de forma rápida como hoje, e por que agora não aparecem pessoas tão geniais quanto.

A verdade é que reparamos no mundo com todos os acontecimentos em uma pequena fração de tempo, lendo e estudando sobre o passado, mas não levamos em conta quanto tempo durou, levou entre um e outro. Se pegarmos o último século, a gente teve algumas pessoas "notáveis" que mudaram o mundo, como o próprio Einstein.

Mas, mesmo assim, tirando esse ponto de referência de tempo, sempre notei que não somos forçados a pensar em criar algo, apenas a repetir o que já foi feito. Quando iniciei minha graduação na engenharia, senti exatamente isso. Não estamos pensando em criar algo novo, inventar, apenas em melhorar o que já tem ou repetir...

Com o passar dos anos, o acesso à informação ficou melhor, podemos fazer faculdade EAD, mas será que realmente tem ajudado? Para quem quer aprender de verdade, sim, mas aquele que se acostumou a procrastinar vai continuar fazendo.

A tecnologia deu voz para muitas pessoas que antes não tinham a possibilidade de aparecer para o mundo. Muitas pessoas geniais apareceram (claro, cada um com seu devido potencial nessa escala) e também deu voz aos "burros", aos quais a grande maioria das pessoas prefere dar mais atenção, audiência e seguir.

Comecei a analisar como isso pode ser prejudicial. Basta você estar dentro de um local com muita gente, como um ônibus, e notar como a maioria está no celular e como a maioria está apenas deslizando o feed de Reels e TikTok com conteúdos que não somam nada. O problema é que não tem problema você ver, relaxar a mente, se dar ao prazer de ver bobeiras... porém, depende. Depende de como você absorve essa informação e como passa a usá-la no dia a dia. Sem querer, está aprendendo e replicando a burrice.

É muito comum ver memes com erros grotescos de interpretação e gramática. Não que todo mundo precise ser expert, mas aqueles erros básicos, simples... E você olha, depois, uma manada seguindo esse tipo de conteúdo, gostando, compartilhando e fazendo do seu dia a dia esses tipos de erros. O que me preocupa são as pessoas que nasceram agora nessa era da informação, e que não são aconselhadas de maneira correta a buscar conhecimento, estudar, melhorar e apenas aprendem com o que estão vendo na internet, replicando, aprendendo com quem não quis aprender e que agora tem "voz".

Estamos matando nossa genialidade?

Leave Estamos ficando mais inteligentes ou mais burros? to:

Written by

Blog Go Up Treinamentos Profissionais na blockchain

Read more #hive-127515 posts


Best Posts From Hranhuk

We have not curated any of hranhuk's posts yet. But you can encourage our curation team to review posts by visiting them regularly and by referring other readers. Because we give priority to frequently read content.

More Posts From Hranhuk