Tom e Semitom – Prática Musical Para Teclado
[Música Pra Colorado] – Tom e Semitom – Teoria Musical para teclado
Nesta série de vídeos , a qual dei o nome de Música Pra colorado, vou trazer materiais sobre teclado e teoria musical para teclado.
A diferença entre Tom e Tonalidade
No primeiro vídeo desta série falo sobre Tom e Tonalidade.
Muitas vezes, ouvimos e/ou até reproduzimos um erro comum entre músicos e tecladistas.
A confusão entre tom e tonalidade parece ser boba, no entanto, é frequente e por desconhecimento às vezes acabamos reproduzindo essa confusão.
Quando nos referimos a Tom, estamos nos referindo à distância entre duas ou mais notas.
Por exemplo,a diferença de distância entre Dó e Ré, por exemplo é de um tom, ou dois semitons.
A diferença de distância entre Dó e Fá por exemplo é de dois tons e meio, ou dois tons e um semitom.
E quando nos referimos à tonalidade, estamos nos referindo à matiz ou textura de uma música.Isto é, a tonalidade compreende um espectro de acordes que combinados entre si, pode apontar para uma ou outra altura.
Logo, quando nos referimos à tonalidade estamos nos referindo à altura em que essa ou aquela música será executada.
Por exemplo, na tonalidade de Dó, utilizamos uma série de acordes encadeados entre si em uma respectiva altura.
Logo, podemos executar a mesma melodia ou harmonia de uma música em tonalidades (alturas) diferentes, sem modificar, tanto melodia , quanto harmonia, apenas dando uma matiz diferente conforme a tonalidade em questão.
Uma melodia com as notas Dó, Ré, Ré, Mi pode ser tocada, por exemplo na tonalidade de Sol, com a seguinte sequência: Sol, Lá, Lá, Si…Teríamos a mesma melodia em uma outra altura da escala cromática.
Assim como a harmonia, Dó, Lá menor, Fá e Sol tem o mesmo efeito e intenção que a harmonia Ré, Si menor, Sol e Lá, porém em uma altura diferente.
Sendo assim, Tom, refere-se à distância entre as notas e Tonalidade à altura.
Por que Ocorre esta confusão
Geralmente, quando cantores ou músicos referem-se a tom, querendo referirem-se na verdade à tonalidade, na maioria das vezes, o conceito teórico da diferença entre tom e tonalidade está interiorizado pelo músico ou cantor, no entanto, a cultura de referir-se a tonalidade, perguntando, Qual é o tom da música ? Ou dizendo, o tom da música é tal, parece ter se transformado em uma cultura.
Sendo assim, resolvi trazer esse tema à baila.
Quando, o músico perguntar Qual é o tom da música ?
Na verdade, ele quer saber qual é a altura ou região da escala cromática em que a melodia ou harmonia deve ser executada.
Este Conteúdo pode ser conferido no www.ojogodointer.com.br
Leave Tom e Semitom – Prática Musical Para Teclado to:
Read more #pt posts
Best Posts From Danilo
We have not curated any of danilojjunior's posts yet. But you can encourage our curation team to review posts by visiting them regularly and by referring other readers. Because we give priority to frequently read content.
More Posts From Danilo
- My Actifit Report Card: February 3 2020
- My Actifit Report Card: January 11 2020
- My Actifit Report Card: January 10 2020
- Tom e Semitom – Prática Musical Para Teclado
- Gol do Guilherme Parede ?...Não- #DiadeTorcedor
- Grenal 421
- Que saudade dos meus amigos
- Conexão Mathias velho-Beira Rio
- Samba no Ukulele - Mora na Filosofia - [Monsueto] - 1955
- Bárbara Dias - Aluga se - Ukulele Cover - [Com cifra]